top of page
Buscar

Para minha Tia Iraci, com meu coração apertado de saudade. <3

  • Foto do escritor: Luana Takahashi
    Luana Takahashi
  • 19 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Olá gente, como vocês estão? Espero que bem na medida do possível, espero que seus afetos também estejam bem e que estejam se cuidando..


Precisei me retirar da internet por alguns dias.. A última semana tem sido extremamente difícil para mim e para toda a minha família e eu não tenho me sentido à vontade em falar ou aparecer diante da câmera.. A verdade é que não tenho sentido entusiasmo em quase nada, me sinto apática, triste e em vários momentos, com raiva.. São poucos os momentos que me pego com vontade de comer ou cozinhar.. E isso é mais triste ainda mas “tudo bem”, faz parte do processo de luto.


Vou contar uma breve história.


Eu nasci, cresci e sou da periferia da minha cidade, Dracena - um salve Emílio Zanata. Nessa foto as 3 mulheres que me ajudaram a crescer. Batalhadoras e fortes, não puderam terminar a escola, trabalharam desde muito crianças na roça, criaram seus filhos sozinhas. Minha mãe, Lázara, ao meio. Minha razão para acordar todos os dias e acreditar em dias melhores. No canto direito, minha Tia Dita, mulher forte, guerreira e determinada. No canto esquerdo minha Tia Iraci, minha segunda mãe, responsável por grande parte do que sou, pessoa que sempre me ajudou incondicionalmente em todos os momentos cruciais da minha vida. Se pude ingressar na faculdade foi porque ela estava lá junto com a minha mãe nessa caminhada, se me formei foi porque ela me ajudou, se tivemos mistura na mesa em momentos extremamente difíceis na minha infância, se tivemos onde morar.. foi porque ela sempre esteve ali. Elas. Sempre..


Na semana passada perdemos minha Tia Iraci da maneira mais cruel, desumana e inimaginável. Uma ida ao hospital e ela nunca mais retornou. Não pudemos nos despedir, não houve velório, o enterro aconteceu em 15 minutos cronometrados, o caixão lacrado. Filha e genro que estiveram com ela na fase de contágio, presos em casa por ordem policial. Não pudemos pegar um ônibus e ir até lá, não pudemos visitá-la no hospital. Ninguém pôde dizer um último “Eu te amo”.


Nada disso parece real, não só para mim mas para quase toda minha família. Principalmente quem está longe. Essa despedida roubada, a vida tirada de maneira tão cruel e repentina por um plano dos governos genocidas de Bolsonaro e João Dória, causa um tumulto gigante dentro do peito. Raiva, ódio, desejo de que justiça seja feita! Por que não conseguimos entender todes que está sendo executado um plano de extermínio das populações carentes de acesso e de informação??? Quem tá morrendo é o pobre!!! ESTÃO MATANDO EM MASSA AS POPULAÇÕES CARENTES! O NOME DISSO É GENOCÍDIO!


Dói muito. O que mais me dói é saber que não terei mais a oportunidade de retribuir tanto que ela fez por mim, de viajar juntas para todos os lugares que planejei.. Me dói também que na semana em que ela foi para a UTI senti a semana toda de ligar para ela mas presa nessa onda de trabalhar “24/7”, adiei a ligação e jamais terei outra oportunidade de ouvir a voz doce dela..


Eu tenho quase 30 anos. Esse é o primeiro luto - por alguém tão amada - pelo qual eu passo e tenho certeza que mais de 300 MIL famílias no Brasil se sentirão traumatizadas por todo o contexto que é perder alguém no meio dessa pandemia, no Brasil.

Já me estendi demais.. Mas quero deixar uma última mensagem: Cuidem dos seus! Informem seus avós, tias, mãe, pai. Não deixem de falar “eu te amo” por uma bobagem. Não deixei de ligar para saber como está o outro porque amanhã ou depois, ele pode não estar mais e fica só a saudade e as lembranças..


Logo menos acredito que tudo se estabilizará.. Tenho a sorte de ter uma família incrível e uma rede de apoio que faz toda a diferença nesse momento..


No mais, desejo à vocês todes muita saúde, amor e força! Não está sendo fácil e sabemos que os dias melhores parecem estar sendo adiados com muito prazer pelos nossos governantes mas precisamos seguir..


Façam o que é possível, respeitem o tempo de vocês e cuidem-se física, mental e espiritualmente..


Um beijo

Agradeço muito aos que mandaram mensagens de acolhimento. Todo amor é bem-vindo e eu agradeço demais!


Até logo

(saudades Tia )


 
 
 

Comments


bottom of page